Sobre nós
A Inspetoria Missionária Laura Vicuña, com sede em Manaus, AM foi criada canonicamente no dia 20 de fevereiro de 1961, desmembrando-se da Inspetoria Maria Auxiliadora do nordeste a qual estava unida desde 1935, quando foi extinta a Visitadoria.
Vindo para o Brasil, as Filhas de Maria Auxiliadoras (FMA) – salesianas de D.Bosco se estabeleceram em Guaratinguetá, cidade interiorana de S. Paulo e desses municípios, estenderam-se para todo o Brasil.
De Guaratinguetá, sede da província passou para o Colégio Santa Inês da capital do estado de S.Paulo, onde ate hoje permanece.
Atendendo aos reiterados pedidos dos salesianos que já trabalhavam na missão do alto Rio Negro no Amazonas, as Superioras do Capitulo Geral aceitaram em fundar uma casa em S.Gabriel da Cachoeira, também conhecida por missão de Uaupés.
Este acontecimento em pleno ano de 1923 foi um salto no escuro, pelas distâncias amedrontadoras, pela falta de comunicação. A providência porém, ”responsabilizar-se-ia”.... E ate hoje, esta missão floresce cada dia mais.
Foi escolhida para tão dificil missão, Ir. Anna Masera, chamada pelos índios de madrezinha. Foi uma verdadeira heroína, falecendo octagenária, após tudo ter dado para o Senhor.
A missão estava sob a égide da Província de S.Paulo, tendo como Inspetoras nesta época Madre Anna Covi e Madre Francisca Lang (1923 a 1934).
Em vista das distâncias que dificultavam as visitas impostas pelas constituições, o Conselho Geral resolveu criar uma Visitadoria em Belém do Pará que ficaria responsável pelas casas do norte e do nordeste. A primeira visitadoria foi à Madre Constanza Storti que permaneceu no cargo ate que fosse criada a nova Inspetoria.
No dia 20 de fevereiro de 1961 – canonicamente é criada a nova Inspetoria, denominada INSPETORIA MISSIONÁRIA LAURA VICUNÃ.
Casa inspetorial – neste ano de 1988 – centenário da morte de D.Bosco foi inaugurada a nova sede da INSPETORIA MISSIONARIA LAURA VICUNÃ que funcionava no Colégio N. Senhora Auxiliadora. Há tempo esta casa vinha sendo planejada e desejada. Mais coube a Ir. Maria de Lourdes Barreto, atual Inspetora, realizar tal empreendimento. A nova sede da inspetoria foi unificada ao Centro Juvenil D. Pedro Massa centro irradiador das atividades pastorais e educacionais, mais, receptor de todas as casas.
Em 02 de fevereiro de 1999, foi inaugurada a casa “Laura Vicunã”, que passou a ser a Sede da Inspetoria Laura Vicunã.